quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A econômia Africana

O continente africano é o mais pobre do mundo, porém dados nos mostram que certos países têm crescido rapidamente nos últimos anos. Cerca de 25 das 53 nações africanas, possuem a população em mais baixo nível do mundo; 260 dos783milhõesde habitantes da áfrica vivem com menos de um dólar por dia.

O PIB total da África representa apenas 1% do PIB mundial.

A Economia da África é composta basicamente, no comercio, nas indústrias e em seus recursos naturais. Os setores econômicos nos quais a África se destaca, constituem herança do seu passado colonial: o extrativismo e a agricultura.

Extrativismo: A África possui grandes reservas minerais, destacam-se ouro e diamante na África do Sul, do Zaire e de Gana. É muito rica também, quando se trata de fontes energéticas, petróleo e gás natural. O subsolo oferece em abundância antimônio, fosfato, manganês, cobre e urânio.

A caça, a pesca e a coleta de produtos naturais são atividades de importantes fontes de renda. No extrativismo animal, se destaca a comercialização de couro e peles. No extrativismo vegetal, os principais produtos oferecidos são: madeiras, tâmaras, resinas e especiarias, óleo de palmeira etc.

Agropécuária: A agropecuária é feita de duas formas, a de subsistência e a comercial. Na de subsistência, a agricultura é extensiva e rudimentar, planta-se em grandes extensões de terra (até o esgotamento do solo); é um sistema, onde as colheitas abastassem, no geral, apenas os próprios agricultores e suas famílias.

Na forma comercial, a agricultura é representada pela plantation que se baseia na monocultura voltada para o comércio externo, os principais produtos são amendoim, algodão, borracha e cacau.

No norte do Saara são criados camelos e dromedários, animais utilizados como meio de transporte.

Indústrias: As modestas indústrias se destacam no beneficiamento de matérias primas. A escassez de capitais, a falta de mão de obra técnica especializada e baixo índice de tecnologia compõem um quadro nada propício ao desenvolvimento industrial.

A África só foi descolonizada recentemente, o que fez com que sua economia ficasse estagnada.

3 comentários:

  1. Pessoal, parabéns pela qualidade do trabalho de pesquisa. Vocês estão com um material muito legal para a produção do roteiro do Documentário.
    Na segunda-feira, com o filme Hotel Ruanda, vocês poderão enriquecer ainda mais o blog do grupo.
    Só uma dica: coloquem os nomes dos participantes do grupo e suas respectivas funções, se possível no inicio do Blog, como se fosse uma apresentação dos autores. Ok?

    ResponderExcluir
  2. só mais uma coisa... ECONOMIA e não ECONÔMIA...
    cuidado com os acentos, grafia das palavras e concordâncias

    ResponderExcluir
  3. OI moçada,

    só quero pedir para que na apresentação do Blog, coloquem todas as disciplinas envolvidas no projeto GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, INGLÊS E HISTÓRIA. ok?

    valor do trabalho = 3,0
    nota= 3,0

    ResponderExcluir